Postagem em destaque

Foi anunciada mais uma nova trilogia de Star Wars

Falta praticamente um mês para a estréia episódio VIII de Star Wars (Os Últimos Jedi) e os fãs nesta semana receberam uma grande novidade: H...

sábado, 5 de dezembro de 2009

10 dicas para economizar a energia elétrica


A Energia Elétrica é um bem de consumo precioso e nós não conseguimos mais viver sem ela. Praticamente todos nós nascemos numa era que denominamos de "Era da Eletricidade", e lembre-se do que você aprendeu na escola: "A energia não pode ser criada, nem destruída, apenas transformada de uma forma de energia em outra". Portanto, a energia elétrica produzida por uma usina elétrica não é infinita.

Estamos chegando à uma época em que não irá haver energia para todos, pois o crescimento dos seres humanos excedem a capacidade da transformação da energia. Os apagões (blackouts) se tornarão comuns nos próximos anos.



O que cada um pode fazer é criar consciência de que pequenas coisas podem ser feitas, coisas que podem beneficiar a todos indiscriminadamente. Saber usar racionalmente a energia elétrica é uma delas.

10 dicas para economizar a energia elétrica

1 - Passe roupa uma vez por semana

Não passe  roupa  todos os dias, espere acumular uma certa quantidade e passe tudo de uma só vez. Toda vez que você liga o ferro elétrico, ele demora um tempo para esquentar. E nesse tempo vai gastando energia energia elétrica.

2 - Diminua o seu tempo no chuveiro

O chuveiro é o grande vilão do gasto da energia, cerca de 30% da conta de luz é devido à ele. Reduza o seu tempo para 10 minutos, que é o limite de uso. E respeite a estação que estiver, deixe a chave no "verão" se estiver no verão, e "inverno" se estiver no inverno. 

3 - Não troque o seu fogão pelo microondas

Sim, minhas amigas leitoras, deixem de preguiça e use sempre o fogão. Qualquer forno, seja elétrico ou microondas, tem um consumo grande de energia. Use o forno para um aquecimento rápido ou um descongelamento. Lembre-se que a comida feita no microondas, perde alguns de seus valores nutritivos, pois as microondas destroem as enzimas e proteínas do seu alimento.

4 - Deixe a roupa acumular e lave de uma só vez

O que falei sobre passar roupas vale também para lavar roupas. Deixe acumular e lave tudo de uma só vez. Além de economizar energia elétrica, você estará economizando água.

5 - Não abra a geladeira a todo momento

A Geladeira por si só não é um aparelho de alta potência, mas pelo fato de ficar 24 h ligada, acaba se tornando também um vilão do gasto de energia, algo em torno de 20% a 25% da conta de luz. Portanto, não coloque alimento quente dentro dela, não fique abrindo-a toda hora e limpe-a sempre(degelo). Lembre-se que a função do motor da geladeira é produzir "frio" (resfriar o ambiente interno) , e para fazer isso, gasta muita energia elétrica.

6 - Não use benjamim nas tomadas

Isso é um perigo, pois além do gasto da energia pelo aquecimento, por causa da quantidadede aparelhos ali ligados, pode acarretar curto circuito e incêndio. Gaste um pouco mais de grana e compre filtros de linhas e/ou estabilizadores de tensão. Caso haja uma sobrecarga na instalação, o fusível queima e protege os seus equipamentos.

7 - Apague as luzes

Se algum cômodo da sua casa não estiver sendo utilizado, não deixe as luzes acesas, pois além de um gasto desnecessário de energia elétrica, contribui para o aquecimento global. Considere a idéia de trocar todas as lâmpadas incandescentes pelas lâmpadas fluorescentes, pois além de terem potência menor, gastam 10 vezes menos energia do que as primeiras. Leia esse artigo sobre as lâmpadas fluorescentes.
Outra dica: pinte as paredes da sua casa com cores claras, assim você pode aproveitar a iluminação natural.  Saiba que as cores claras absorvem e refletem todas as cores da luz, enquanto que as mais escuras tendem a absorver parte ou toda luz sem refletir, o que causa um aquecimento indesejável.

8 -Desligue tudo da tomada

Se você não estiver utilizando determinado aparelho elétrico com ou sem stand by, desligue-o da tomada. Lembre-se que os aparelhos elétricos possuem fontes ou transformadores de tensão que continuam a gastar energia, mesmo sem os estar utilizando. Isso vale para a TV, computador, dvd  player, aparelho de som, etc.

9 - Evite usar aparelhos de alta potência no horário de pico

Evite deixar ligados aparelhos de alta potência no horário que compreende entre as 18h e 21h. Nesse intervalo, que é o horário de pico, há um enorme consumo de energia elétrica.

10 - Aprenda a calcular o gasto da energia elétrica

Você odeia Física e Matemática? Dançou neném! Quer prever o quanto você vai gastar na energia elétrica? Deixe o seu ódio de lado, senta a bunda na cadeira e aprenda a calcular o consumo de energia em KWh. Seu bolso irá te agradecer!

Observações:

- Para saber as potências médias de cada aparelho elétrico, veja essa tabela da Eletropaulo. Note que aparelhos com potências igual ou maiores que 1000W, são considerados de alto consumo.

- Na tabela abaixo, você pode observar o intervalo em porcentagem do gasto da energia elétrica de determinados aparelhos em uma conta de luz:

Aparelho:
Geladeira
Chuveiro
Ferro elétrico
Iluminação
Eletrodomésticos
TV, rádio, dvd player e computador
Estimativa:
entre 20% a 25%
entre 25% a 30%
entre 15% a 20%
entre 12% a 20%
entre 10% a 15%
entre 8% a 12%

Fonte da imagem: Portal Quadrangular

2 comentários:

  1. olha nw li tdo mais eu sei um geito de anula um e deixa soh nove e gasta menos energia ainda

    ao inves de passar ferro uma vez por semana experimenta coloca a ropa pra seca no sol com um cabide... isso eh otimo tbm pra quem nw tem tempo e logico a manga vai fica meio amassado

    ResponderExcluir
  2. Karasu: Isso a Física explica! A evaporação da água fará todo o serviço!:)

    ResponderExcluir

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Related Posts with Thumbnails
Google