Pesquisa personalizada

quinta-feira, 19 de maio de 2011

A Lei da Ação e Reação ou Como sofre um professor de Física





Freqüentemente as pessoas se apropriam das leis físicas e acabam errôneamente aplicando elas em situações absurdas, que desvirtuam o seu sentido. Uma delas é a famosa terceira lei de Newton, ou o Princípio da Ação e Reação.

Psicólogos, religiosos, espíritas, esotéricos, uma infindável gama desses pseudo-expecialistas acabam  se apoderando da lei para atender aos seus propósitos. E quem sofre é o professor para tentar dar um toque científico à ela. Vamos à Lei propriamente dita:

Fonte da imagem: Wikimedia Commons
Numa interação entre dois corpos 1 e 2, se o corpo 1 exerce uma força no corpo 2, o corpo 2 reage e exercendo uma força no corpo 1, ou a cada ação de forças corresponde à uma reação de forças de mesma intensidade e direção, mas de sentidos opostos. Essas forças de ação e reação atuam sempre em corpos distintos, portanto não há equilíbrio entre elas, por isso elas nunca se anulam.
Onde está o erro desses pseudos-profissionais? Muitos relacionam a ação e reação com a causa e o efeito, ou seja, primeiro vem a ação, e só depois, de um certo tempo, vem a reação. O que está completamente ERRADO no conceito físico! O pior é escutar isso da maioria das pessoas que tomam como uma verdade absoluta.

De acordo com a Física, ação e a reação são simultâneas, ocorrem ao mesmo tempo numa interação entre corpos. Entenda que uma interação ocorre quando forças são trocadas entre os corpos. Veja alguns exemplos da aplicação da lei:
  • Exemplo 1: Para se movimentar dentro da água, o nadador a empurra para trás (ação), e simultâneamente a água empurra o nadador para frente (reação).
  • Exemplo 2: Quando uma arma é acionada (seja um canhão, revolver, espingarda, etc...) o mecanismo da arma empurra a bala (projétil) para a frente (ação), e simultâneamente a bala(projétil) reage e empurra a arma para trás (reação).
  • Exemplo 3: Para podermos caminhar, nossos pés aplicam uma força sobre o chão (ação), empurrando-o para trás, e simultâneamente o chão nos empurra para a frente (reação).
  • Exemplo 4: Os motores de um foguete ao subir, empurra o combustível para baixo (ação) e , simultâneamente o combustível empurra o foguete para cima (reação).
  • Exemplo 5: Se você empurra a parede (ação), a parede reage e te empurra em sentido oposto (reação)...
E eu poderia ficar aqui enumerando vários outros exemplos de como essa lei funciona, e não do jeito de como ela é mencionada por pessoas que não são do ramo. Usem causa e efeito, carma ou qualquer outra expressão, mas nunca ação e reação para descrever suas religiosidades e/ou "psicologias" baratas de auto-ajuda.

Aproveite para responder o teste divertido abaixo, para ver se você realmente entendeu a terceira lei de Newton do jeito que ela realmente é:






Permalink:





Sobre o Autor:
Crazyseawolf Para saber mais sobre o autor deste blog, visite o seu perfil no Google+ ou este link . Para enviar uma mensagem, clique aqui . Para outras informações, leia o FAQ .



6 comentários :

  1. Outro "par" de forças que a maioria achar ser um par acão e reação é o Peso e a Normal. Como vc mesmo disse esse "par" se anula então não pode ser ação e reação.. Obrigado pela ajuda, nós professores agradecemos.. hehe...

    Alberto do Sexy Help Desk publicou um post sobre.. Porque ele não me liga?

    ResponderExcluir
  2. Mas essa interpretação errada não é exclusividade de religiosos. Praticamente todo mundo que não levou física a sério usa a Terceira Lei dessa forma errada.

    ResponderExcluir
  3. @Alberto Lozéa


    É difícil fazer o aluno entender que o peso e a normal não são forças de ação e reação, eu me descabelo...

    ResponderExcluir
  4. @Murdock


    Na prática é estranho dizer que a parede reage contra você ao empurrá-la.
    Mesmo com os exemplos acima, as dúvidas persistem. A grande maioria dos alunos não querem pensar, raciocinar. Isso é uma dificuldade...

    ResponderExcluir
  5. Cidão,

    você pode levar o cavalo ao rio, mas não pode o fazer beber água, já dizia o caboclo sabido.

    O professor pode ensinar física, mas ensinar a pensar ainda é matéria extracurricular. Creio ser raro um professor despertar este potencial num aluno, ou tenha tanta pretensão e ousadia nos dias de hoje, mas...

    Muito bom, professor!

    ResponderExcluir

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Related Posts with Thumbnails
Google
 
 
Template Denim, criado por Darren Delaye, customizado por Crazyseawolf.