Postagem em destaque

Foi anunciada mais uma nova trilogia de Star Wars

Falta praticamente um mês para a estréia episódio VIII de Star Wars (Os Últimos Jedi) e os fãs nesta semana receberam uma grande novidade: H...

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Como calcular o calor consumido quando está com febre

Sabia que quando você está com febre, seja por meio de de um resfriado, infecção, inflamação ou determinadas doenças, a temperatura do corpo aumenta, pois o organismo reage se defendendo de agressores, criando anti-corpos para bater de frente aos agressores. Quando isso acontece há um aumento na temperatura corpo humano, causando um aumento no calor consumido pelo corpo.

original via Very Demotivtional

Ao estar com febre, você fica geralmente sem fome, e você acaba emagrecendo porque para criar os anti-corpos, seu organismo vai retirar energia(as calorias) justamente da sua gordura armazenada, advinda do consumo de muitos alimentos calóricos e do seu sedentarismo crônico. Muitos até gostam disso, pois é um jeito de emagrecer... Eu principalmente!

A temperatura normal do corpo geralmente oscila entre 36 e 37.2°C, e um estado pode ser considerado febril a partir de 37.5°C. Podemos então, calcular a quantidade de calor consumida pelo corpo quando uma pessoa está com febre. Esse calor, na Física, é chamado de Calor Sensivel

A quantidade de calor Q é medida em calorias ou Kcal, esta última é a unidade usada nos alimentos. Em média, o ser humano necessita de 2500 Kcal por dia. Para efeito de conversão, 1Kcal = 1000cal
A expressão matemática que calcula a quantidade de calor sensível Q é dada por:
Q = m . c . ΔT, onde
m é a massa em g
ΔT é a variação da temperatura em ºC
c é o calor específico do material. Esse valor é constante e depende da natureza do corpo.
Para a água, ele vale 1cal por grama por ºC ou 1 cal/gºC . Isso significa que cada grama de água para elevar em 1ºC, necessita de 1cal. No caso do corpo humano, o valor de c é 0,83 cal/gºC.
Vejamos alguns exemplos:
a) Suponha que uma pessoa tenha 60kg ou 60000g (1kg = 1000g) e que ela esteja com 39ºC de febre, Sabendo que a temperatura média do corpo humano é em torno de 36,5ºC, temos então uma variação ΔT de 2,5ºC (39ºC - 36,5ºC). Jogando esses valores na expressão acima:
Q = 60000 . 0,83 . 2,5 = 124500cal ou 124,5Kcal
b) Suponha que uma criança tenha 25kg ou 25000g (1kg = 1000g) e que ela esteja com 38ºC de febre, Sabendo que a temperatura média do corpo humano é em torno de 36,5ºC, temos então uma variação ΔT de 1,5ºC (38ºC - #6,5ºC). Jogando esses valores na expressão acima:
Q = 25000 . 0,83 . 1,5 = 31125cal ou 31,125Kcal
Simples, certo? Logo para calcular a quantidade de calor consumida pela febre deve-se multiplicar a massa da pessoa em gramas por 0,83 (calor específico do corpo humano) e pela variação da temperatura sofrida (temperatura da febre menos a temperatura normal)

Para repor essas calorias consumidas, eu sempre como chocolate, mas EU NÃO recomendo que façam isso, pois esse é um alimento extremamente calórico. Observando esta tabela, vê-se que a quantidade de calorias média de 100g de chocolate que há no mercado, estão em torno de 550kcal. Eu faço isso porque sou viciado em chocolate ao extremo! Um dia ainda morro disso.
O certo é beber muito líquido, e a boa e velha sopinha:
Principais nutrientes e calorias de cada sopa:

Veja os principais nutrientes e calorias de cada sopa para fazer a escolha certa na hora de comer

Gaspacho (200 calorias - 250 ml de sopa ou um prato fundo)
Ela é rica em substâncias antioxidantes, como vitamina C, e fibras presentes no tomate e pepino, que são a base dessa espanhola. Por ter o azeite como tempero extra, é uma fonte de gordura insaturada, que faz bem ao organismo. É uma boa pedida para comer no verão pois a sopa é fria.

Missoshiru (60 calorias)
Por ter poucas calorias e ser nutritiva é ideal para consumir à noite. Feita com massa de soja, a sopa traz todos os benefícios desse grão, que é uma proteína vegetal. Também pode ser enriquecida com mais soja, se tomada com pedaços de queijo tofu.

Legumes (290 calorias)
Sais minerais, carboidratos e fibras estão presentes no caldo de legumes que pode ser feito com grande variedade de vegetais como abobrinha, cenoura e salsão. É bom ficar de olho nela pois se na receita houver batata, mandioquinha e inhame, seu valor calórico aumenta e a quantidade de carboidratos também.
Leia mais

Um detalhe, nunca tente fazer uma dieta por conta própria, consulte sempre o seu médico, pois ele vai saber o que é melhor para você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Related Posts with Thumbnails
Google