terça-feira, 28 de novembro de 2017

A IA da Google pode agora olhar antes de saltar (de um penhasco)

Os pesquisadores da aprendizagem de máquinas da Google revolucionaram novamente a automação. A empresa na semana passada mostrou um ajuste de algoritmo que dá uma previsão e precaução para os robôs.

Isso faz com que acabe a exigência de humanos para a reinicialização durante as sessões de aprendizagem.

fonte: The Next Web
Uma rede de aprendizagem profunda geralmente ganha proficiência em uma tarefa, como controlar um braço robótico de uma fábrica ou manter um carro na estrada, através da repetição. Isso é chamado de treinamento de reforço, e é alimentado por algoritmos de aprendizagem da máquina.

A Google, armada com algoritmos novos e extravagantes, eliminou a necessidade de uma pessoa apertar o "botão de reinicialização" quando a IA falhar em uma experiência.

Pode não parecer monumental à primeira vista, mas quando você vê abaixo uma figura de vara, que usa esse conhecimento atualizado para tomar decisões, pode provocar uma pequena resposta emocional. Você se sente um pouco burro:


Isso representa uma atualização significativa no campo da robótica experimental.

A razão pela qual temos uma versão real e mundial da Cortana de "Halo", muito antes da Rosie dos "The Jetsons", é porque é mais fácil programar a IA para conversar do que andar.

Quando o seu alto-falante inteligente precisa de um reset, basta desconectá-lo, mas quando um robô cai por um lance de escadas (ou de um palco), o problema é muito maior.

Os desenvolvedores conseguiram resolver este dilema criando uma "política de encaminhamento" e uma "política de restituição". Os algoritmos de duelo dizem à IA quando está prestes a fazer algo que não pode se recuperar, como cair de um penhasco, e parar .

De acordo com um documento apresentado por pesquisadores da equipe da Google Brain, "ao aprender uma função de valor para a política de restituição, podemos determinar automaticamente quando a política de encaminhamento está prestes a entrar em um estado não reversível, prevendo a interrupção da segurança incerta".


E enquanto para a maioria de nós,  que não tem muito uso para uma IA que é muito boa ao não cair de penhascos, há um vislumbre do futuro em cada novo algoritmo.

Os robôs ainda não estão prontos para o mundo. A maioria deles não seria capaz de encontrar uma saída para cobrar sem um estagiário ou estudante de graduação na mão. Eles parecem que nem crianças neste momento.

O mínimo que podemos fazer, antes de preencher robôs com a IA e colocá-los em shopping centers e aeroportos, é ensiná-los a ter cuidado antes de tentar algo perigoso.

Nós ensinamos nossos filhos a olhar de ambos os lados antes de atravessar a rua, o Google ensina seus robôs a não cair de penhascos (ou em fontes, assim esperamos).

fonte: The Next Web

Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google